domingo, 9 de maio de 2010
Voluntário esclarece assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta do Abrigo Anízia Pessoa com O Ministério Público
Durante a visita, motivada espontaneamente pelas instituições citadas, constataram algumas irregularidade tanto na infraestrutura como na organização cadastral dos idosos.
A notícia, que deveria ter boa repercussão, tendo em vista o processo de construção de um novo conceito de abrigo de idosos - tão visado pelas Irmãs da Divina Providência - gerou interpretações errôneas e certo mal estar por parte de algumas pessoas que não conhecem o Abrigo Anízia Pessoa e passaram a tecer comentários desfavoráveis a essa nobre instituição.
Na condição de voluntário do citado abrigo, conheço plenamente a realidade dessa casa, na qual veja a presença de Deus na mesma dimensão de um ambiente sacro.
Sabemos que é dever do Estado cuidar dos seus idosos e não de igrejas, ONG's ou de iniciativa privada. Mas felizmente muitas dessas instituições se dedicam de forma abnegada em prol de inúmeros idosos, muitos deles explorados financeiramente por suas famílias, maltrados e humilhados no momento mais frágil da existência humana.
O abrigo Anízia Pessoa, graças às doaçoes de alguns cristãos autênticos, via empresas e mesmo de forma anônima ou pessoal, desde a sua fundação, tem primado por transformações positivas, a ponto de ser incomparável a realidade vinda logo após a pedra fundamental com o que existe hoje. O recurso que recebe do Governo Federal, via Prefeitura Municipal de São José de Mipibu é simbólico (em caráter de exemplo é suficiente para manter apenas três idosos não dependentes de remédios). Mas tudo sempre foi pautado por seriedade e vontade de acertar.
Prova disso é que não se encontra no Abrigo Anízia Pessoa idosos com escárie, sujos, cobertos por moscas ou sujeitos a qualquer condição sub-humana.
A comida é de melhor qualidade e orientada por profissionais competentes (café, leite, chá, pão, biscoitos, bolo, arroz, feijão, carne, frango, peixe - para aqueles que podem comer esse tipo de alimento, e papa de cremogema, de aveia e diversos tipos de cereais orientados por nutricionistas). As roupas de cama são mudadas diariamente, o ambiente é totalmente limpo diariamente. As datas comemorativas e religiosas são comemoradas com dinamismo no interior do abrigo. Os mesmo tem acesso a televisão, recebem voluntários que cortam cabelos, fazem manicure e pedicure.
Nunca ocorreu de um idoso cair, machucar-se ou ser alvo de qualquer dano físico provocado por descuido.
Todos os abrigados são tratados com humanismo, desde os funcionários às Irmãs da Divina Providência. Particularmente estou cansado de ver a Ir. Iva lavando pés de idosos, cortando unhas e limpando necessidades fisiológicas dos mesmos (atitudes que muitos filhos se negam a fazer com os próprios pais).
As Irmãs da Divina Providência têm uma dimensão espiritual tão profunda que são alheias a tais vaidades, as quais muitos teriam ojeriza só de pensar. Elas vivem num estágio da vida incompreensível a simples humanos que se sentem unipotentes.
Na realidade, elas se comportam como Jesus. E isso é dever e obrigação das mesmas. Até porque se comprometeram com a vida religiosa. Mas é admirável, pois muitos são os religiosos cheios de vaidades e hipocrisias.
As Irmãs da Divina Providência cuidam do Abrigo Anízia Pessoa como se fosse a sua casa. O ambiente é impregnado de amor e abnegação.
Resta aos que compreenderam mal a visita das autoridades, uma visita à referida instituição, pois quem conhece o Abrigo Anízia pessoa sabe que as irmãs já acertaram muito e buscam humildemente acertar a cada dia, inclusive já tomaram todas as medidas cabíveis para adaptar a instituição a proposta notificada. Como bem disse a citada promotora: “ Não ocorreu nenhuma denúncia. A visita é uma atribuição do MP, imposta pelo Estatuto do Idoso. A instituição é da década de 80 e nunca tinha recebido uma visita”.
Resta-nos agradecer às autoridades por cumprir o seu papel, e às Irmãs da Divina Providência por terem adotado uma causa do Estado em nome do Amor ao Próximo.
Luís Carlos freire
Homenagem às Mães
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Prédios públicos devem mudar de nome em São José de Mipibu
“A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos” (Constituição Federal estatui em seu art. 37, §1º).
No entanto, em São José do Mipibu o Ministério Publico tomou conhecimento da existência de prédios públicos municipais com nomes de autoridades ou servidores públicos. No entendimento da Promotora de Justiça da Comarca, Heliana Lucena Germano, isso constitui publicidade institucional em desacordo com o principio da impessoalidade que rege a Administração Pública, caracterizando ato atentatório aos princípios da moralidade e impessoalidade.
No intuito de solucionar consensualmente, a Promotora de Justiça, recomendou à Prefeita Norma Ferreira Caldas que retire de qualquer publicidade institucional a alusão ao nome de autoridades ou servidores públicos, ou outros elementos que façam menção à pessoa física de autoridades municipais, mesmo que não mais ocupantes de cargo público, porém ainda vivas e participantes da vida política local. Para isso, ela sugere que a prefeita encaminhe à Câmara de Vereadores, no prazo de 30 dias, projetos de leis necessários para alteração dos nomes de todos os prédios e logradouros públicos que estão nessa situação.
por Assessoria de Imprensa do MPRN» 31/3/2010 - 08:59h
Começou segunda-feira a segunda fase da vacina H1N1

Nova etapa da vacinação contra H1N1, vírus da "gripe suína", começou nesta segunda-feira (5). Serão vacinados os jovens saudáveis entre 20 e 29 anos.
Na última semana, o Ministério da Saúde estendeu a segunda etapa da campanha de vacinação - destinada a grávidas, doentes crônicos e crianças de 6 a 23 meses - até o dia 23 de abril. As grávidas, em qualquer período da gestação, podem se vacinar até o fim da campanha, em 21 de maio. A prorrogação se deu devido ao feriado da Semana Santa.
No Rio Grande do Norte, as crianças de seis meses a dois anos, faixa que seria vacinada até o dia cinco de abril, poderão receber a vacina também até o dia 23 de abril.Do dia 24 de abril até sete de maio será a vez dos idosos a partir de 60 anos. Essa parte será realizada em conjunto com a campanha de vacinação da gripe comum. Os últimos a receberem a vacina serão as pessoas a partir de 30 anos, entre os dias 10 e 21 de maio.
Para se vacinar é preciso ir a um posto de saúde levando documento de identidade com foto. Não é necessário apresentar atestado médico comprovando gravidez ou doença crônica. As crianças devem ir acompanhadas de pais ou responsáveis e levar a carteira de vacinação.
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Feliz Páscoa

A ressurreição de Cristo é motivo da nossa celebração:
É partilhar a vida na esperança,
É lutar para vencer toda a sorte de sofrimento,
É ajudar mais gente a se gente,
É viver em constante libertação,
É crer na vida que vence a morte,
É dizer sim ao amor e à vida,
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor,
É vivenciar a solidariedade,
É renascimento,
É recomeço.
Feliz Páscoa para todos




